quarta-feira, 9 de abril de 2014

Crimes que foram inspirados em filmes parte 1

Quem é fã de terror sabe que nossos filmes favoritos acabam nos influenciando. Pode ser uma influência forte, fraca, boa, ruim, esquisita, enfim, de inúmeras formas. Infelizmente, alguns fãs se deixam influenciar demais e acabam perdendo o controle. 

QUE FIQUE CLARO QUE, EM MOMENTO NENHUM ESTAMOS RESPONSABILIZANDO AS OBRAS PELOS CRIMES COMETIDOS, MAS APENAS EXPONDO OS CRIMES EM QUE SEUS AUTORES SÃO OU SE DIZEM INSPIRADOS NAS OBRAS.


Assassinos por Natureza (1994)

Com roteiro de Tarantino, Oliver Stone misturou Juliette Lewis, Woody Harrelson, Tommy Lee Jones e Robert Downey Jr. em uma história de psicopatas, tablóides e muito sangue.
 “Assassinos por Natureza” é considerado um dos filmes que inspirou mais crimes na vida real, chegando a ser responsabilizado até do massacre de Columbine, assim como de vários assassinatos a sangue frio. O caso mais impactante é do assassinato, em 1995, de William Savage, um bom amigo do especialista em best sellers jurídicos, John Grisham. O autor processou Oliver Stone e a Warner Bros, alegando que deveriam ter se conscientizado de que seu trabalho poderia inspirar delinquentes como Sarah Edmondson e Benjamin Darras, os dois jovens que assassinaram Savage e deixaram paraplégica outra vítima, por um tiro na  cabeça.

                                                       Laranja Mecânica (1972)


O trabalho mais controverso de Stanley Kubrick, adaptação do livro homônimo de Anthony Burguess sobre o livre arbítrio, violência e música clássica de Beethoven.

A polêmica criada pela estreia de Laranja Mecânica e pela, então, inaceitável violência exibida no filme, motivou vários fiscais do Reino Unido a citá-lo como inspiração para atos de violência. O assassinato de um jovem de 14 anos por um colega de classe, foi associado com o filme no tribunal, assim como um estupro múltiplo, em que os agressores (imitando o personagem de Malcolm McDowell), abusaram da vítima enquanto cantavam “Singin’ In The Rain”. Ante essa situação, Kubrick optou por proibir que seu filme fosse exibido nos cinemas britânicos.

                                                                Taxi Driver (1976)


Martin Scorsese transforma Robert De Niro em um veterano da guerra do Vietnam, que anda pelas ruas de Nova York a bordo de um “caixão de metal”, esperando o momento de virar um justiceiro.

Diferente de outros casos, que podem parecer artifícios de fiscais ou advogados, a tentativa de assassinato sofrida por Ronald Reagan, em 1981 pode ser vinculado diretamente com Taxi Driver. John Hinckley Jr., o psicopata que tentou matar o então presidente da EEUU, estava obcecado por Jodie Foster, e pensou que se imitasse o personagem de Scorsese, chamaria sua atenção. Contudo, Reagan sobreviveu ao atentado, que aumentou sua popularidade, e Foster (compreensivelmente) se fez de desentendida.


                                                                Matrix (1999)


Após assassinar seus pais em 2003, o jovem Josh Cooke afirmou estar convencido a viver em um mundo virtual como o do filme. O sueco Vadim Mieseges e a americana Tonda Lynn Ansley alegaram o mesmo após assassinar seus respectivos companheiros.

Lee Botd Malvo, o colega menor de idade de John Allen Muhammad (apelidado de “Franco-atirador de Beltway” responsável por 10 assassinatos) declarou ter assistido o filme “mais de 100 vezes”. Muhammad foi executado em 2009, e Malvo cumpriu uma pena de prisão perpétua.

Fonte:medob

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...